A tentáculo esteve no XVIII Festival internacional de BD de Beja no primeiro fim de semana (2 a 4 de junho). Durante o evento destacamos algumas atividades:
A sessão de divulgação da associação e do crowd funding para o lançamento do Zona 10 anos e repectiva exposição; A apresentação de 3 livros de Marco Silva, Crónicas do Tempo e do Espaço - Volume I (compilação de curtas ilustradas por diversos autores); Bibliografia da Banda Desenhada de Ficção Especulativa Portuguesa (levantamento de bibliografia de BD especulativa de 1954 a 2022); Crónicas do Tempo e do Espaço - Uluru (álbum de BD de ficção científica com mais de 150 páginas). O lançamento de aspirina, uma coletânea de histórias curtas de Filipe Duarte publicadas na revista H-alt. O lançamento da antologia de banda desenhada de ficção especulativa H-alt Best-Off 02 Trata-se da segunda edição especial desta série, que compila as melhores bandas desenhadas dos #7-12 da H-alt. O título é um trocadilho com a expressão best of. A ilustração da capa é da autoria de Rafael Antunes, o qual tem direito a uma curta entrevista na publicação.
0 Comments
Neste último fim de semana a Zona esteve presente na Feira do Livro de Lisboa a assinar autógrafos dos livros mais recentes da associação.
No dia 13 de maio, sábado, pelas 16h00, é inaugurada uma exposição dedicada à revista Zona na cave do Clube Português de Banda Desenhada (CPBD), organizada pelo CPBD e a Associação Tentáculo.
A revista antológica de banda desenhada Zona, publicada pela Associação Tentáculo desde 2009, conta com 14 números publicados.Esta exposição faz parte da programação anual que a Associação Tentáculo está a organizar com o CPBD, com o apoio da Câmara da Amadora. A exposição está patente até ao dia 30 de junho de 2023. No dia 13 de maio, às 16h, inaugurou a exposição sobre o álbum de banda desenhada intitulado Crónicas do Tempo e do Espaço - Uluru.
Crónicas do Tempo e do Espaço é um universo narrativo que está a ser desenvolvido numa tese teórico-prática de doutoramento em Arte dos Media desenvolvida por Marco Fraga Silva, com os orientadores Manuel José Damásio e Célia Quico. A tese tem como objetivo a criação de um franchise transmedia de ficção especulativa. Uluru é a primeira história a ser desenvolvida, a qual precede os dois volumes seguintes: Vidália e Cabeça de Dragão. Serão disponibilizadas, no site https://www.chroniclesoftimeandspace.com , a partir de dezembro de 2021, as 160 páginas do primeiro arco narrativo de Uluru, escrito por Marco Fraga Silva, ilustrado por Matthieu Pereira, colorido por Sofia Pereira e traduzido para francês e mandarim por Flávio Fraga da Silva. A exposição estará patente na sede do Clube Português de Banda Desenhada (junto ao metro da Reboleira), no rés-do-chão da galeria, até ao dia 30 de junho se 2023. Esta é uma iniciativa da Associação Tentáculo e do Clube Português de Banda Desenhada, com o apoio da Câmara Municipal da Amadora. Dia 2 de Maio a tertulia teve como Convidada Especial a Kachisou, Cátia Sousa, que veio de Almancil, Loulé, para nos falar e mostrar o seu trabalho.
O Contacto é o festival literário de ficção científica e fantasia organizado pela Imaginauta.É um evento para toda a família, onde os conhecedores do género e os apenas curiosos encontram casa e podem ter uma vivência da literatura de ficção especulativa ao encontro das suas expectativas. Assistimos à Feira do livro com a Imaginauta, Convergência e Legendary Books. Assitimos à Feira do Artista com Ana Varela, BookChic, Catarina Book Designs, Daniela Viçoso, Ema Acosta,Miguel Falcato,
Pepe Del Rey e Posters Caseiros . Houve muitas atividades tais como treinos de combate com sabres de Luz e divulgação da Emporium Steampunk. No passado dia 23 de Abril, dia mundial do livro, a tentáculo esteve presente no 34º aniversário da Biblioteca Municipal de Alpiarça. Fez parte do programa a Tertúlia de Fanzines e Banda Desenhada que contou com a presença de Marco Fraga Silva, Filipe Lopes, Filipe Duarte, Mário André, entre outros convidados. Assistimos ainda à apresentação de CoBrA – Operação Goa, de Marco Calhorda e Daniel Maia, com a presença especial do ex-combatente Sabino Saturnino
No passado dia 15 de abril a associação tentáculo esteve presente na 4ª edição do ilustraBD. Deste vez a Câmara Municipal optou por exposições indíviduais: Balada Para Sophie, de Filipe Melo e Juan Cavia, Desenhar no Escuro de António Jorge Gonçalves e Juventude de Marco Mendes. A Editora Ala dos Livros apresenta a sua ALA Portuguesa, com a participação de autores como Luís Louro, Marco Calhorda, Daniel Maia, Diogo Campos e Hugo Teixeira, havendo ainda uma sessão para as lendas da BD, Jorge Magalhães e Augusto Trigo.
Destacamos ainda a Feira do livro, sessões de autografos e desenho ao vivo, ciclo de conversas, workshops e sessões de cinema. Estiveram presentes entre outros a H-alt, Escorpião Azul, Pop Manga, O Mistério de Cepheus. Esta edição pretende ainda homenagear o grande desenhador do barreiro que faleceu em 2022, Eugénio Silva.
No passado dia 4 de abril João Amaral foi o Homenageado da Tertulia de Banda desenhada. O autor teve oportunidade de nos falar sobre o seu mais recente lançamento Rattlesnake pela editora Escorpião azul, assim como de projectos futuros. A Tertulia foi ainda brindada com a presença da editora Ala dos Livros, que promoveu algumas das suas mais recentes publicações, das quais destcamos As novas aventuras de Lapinot - Por Tutatis! .
|
Associação tentáculo
Cenas sobre a A. Tentáculo Histórico
October 2024
Categorias |